Revisão da 2ª prova - NÍVEL III



Revisão 2ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - NÍVEL III



Nome: _______________________________ Data: _____________ Professor: _______________         


1)     Você é um publicitário do setor de turismo da empresa CVC. Você deve escrever as principais atrações de Foz do Iguaçu para que seja publicado no website da empresa e atrair turistas para a região. Para fazê-lo, escute o áudio. Além disso, utilize as frases abaixo na voz passiva para deixar o seu texto mais completo!

 



v  275 quedas da água constituem as Cataratas do Iguaçu.

v  O governo brasileiro criou o parque Nacional em 1939.

v  O espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca encontrou as Cataratas no ano de 1542, sendo o primeiro europeu a encontrá-las.

v  A UNESCO considerou os parques nacionais da Argentina e do Brasil Patrimônio da Humanidade.




 2)     Quais dessas frases estão na voz passiva?

(  ) Eu nunca tinha visto um filme tão bonito.

(  ) Bernardo é considerado o melhor aluno da escola.

(  ) Os testes vão ser corrigidos amanhã.

(  ) Ultimamente temos ido pouco ao cinema.

(  ) Garota de Ipanema foi escrita por Vinícius de Morais.

(  ) O Brasil foi descoberto em 1500.

(  ) Já foram encontradas as malas dos turistas?

(  ) O que vocês têm feito?

(  ) Antigamente o café era vendido nas feiras.



 

3) Passe as frases para voz passiva sintética:

 

          1. Foi estabelecida programação mais popular.

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2. É comentado novamente o problema do café.

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3. Foram construídos belos edifícios em Brasília.

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4. São realizadas semanalmente importantes partidas de futebol.

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5. Convém que sejam mantidos os horários do ano passado.

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6. Foi feita importante pesquisa de opinião pública.

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4)    Responda às seguintes questões, utilizando verbos conjugados em tempos compostos:


  Exemplo: O que você teria feito se tivesse chegado à festa cedo? (dançar muito)

Resposta:   Eu teria dançado muito.

a) O que Bruna já tinha feito antes de vir para escola? (ir ao banco)

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b) Você sabe onde a secretária guardou meus arquivos? (guardar no armário)

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c) Quem Luís teria levado ao baile? (convidar Maria)

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d) O que você já terá feito até o fim deste ano? (concluir minha tese)

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e) O que vocês têm feito ultimamente? (ler jornais, ver TV e conversar bastante)

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5)     Quando se viaja para o Brasil, acaba por se conhecer algumas das peculiaridades da língua portuguesa. O texto abaixo mostra algumas delas. Leia o texto abaixo e complete com o diminutivo das palavras entre parênteses:

DIMINUTIVOS – Luis Fernando Verissimo
 Sempre pensei que ninguém batia o brasileiro no uso do diminutivo, essa nossa mania de reduzir tudo à mínima dimensão, seja um __________________(café), um ________________(cinema) ou uma ________________________ (vida). Só o que varia é a inflexão da voz. Se alguém diz, por exemplo, "Ô ________________________ (vida)", você sabe que ele está se referindo a uma vida com todas as mordomias. Nem é uma vida, é um comercial de cigarro com longa metragem. Um vidão. Mas se disser "Ah ________________________ (vida)..." o coitado está se queixando dela, e com toda a razão. Há anos que o seu único divertimento é tirar sapatos e fazer xixi. Mas nos dois casos o diminutivo é usado com o mesmo carinho.
[..] O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida porque também o usamos para desarmar certas palavras que, na sua forma original, são ameaçadoras demais.
 "Operação", por exemplo. É uma palavra assustadora. Pior do que "intervenção cirúrgica", porque promete uma intervenção muito mais radical nos intestinos. Uma operação certamente durará horas e os resultados são incertos. Suas chances de sobreviver a uma operação... sei não. Melhor se preparar para o pior.
 Já uma ________________________ (operação) é uma mera formalidade. Anestesia local e duas



aspirinas depois. Uma coisa tão banal que quase dispensa a presença do paciente.
 [...]
 No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente em relação à comida. Nada nos desperta sentimentos tão carinhosos quanto uma boa comidinha.
 - Mais um ________________________ (feijão)?
 O ________________________ (feijão) passou dois dias borbulhando num daqueles caldeirões de antropófagos com capacidade para três missionários. Leva porcos inteiros, todos os miúdos e temperos conhecidos e, parece, um missionário. Mas a dona de casa o trata como um mingau de todos os dias.
 - Mais um ________________________ (feijão)?
 - Um _____________________(pouco).
 - E uma ________________(farofa)?
 - Ao lado do ____________________(arroz)?
 - Isso.
 - E quem sabe mais uma _______________________(cerveja)?
 - ____________________(obrigado).
 O diminutivo é também uma forma de disfarçar o nosso entusiasmo pelas grandes porções. E tem um efeito psicológico inegável. Você pode passar horas tomando "________________________(cerveja)" em cima de "______________________(cerveja)" sem nenhum dos efeitos que sofreria depois de apenas duas cervejas.
 - E agora, um _______________________(doce).
 E surge um tacho de ambrosia que é um porta-aviões. 

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