
Nome:
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Data: ______________ Professor
(a): __________________
REVISÃO PARA
A 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - NÍVEL IV
Novo Avenida
Brasil 3 – Unidades 1 e 2.
DICA: como ficaria se essas mesmas
informações estivessem em um folder que faz propaganda de um curso profissionalizante?
O que mudaria em termos de
a) enunciador
b) interlocutor
c) informações a serem apresentadas
d) formato
e) linguagem
- Leia o texto abaixo. Aumente a historia ou mude o seu final incluindo pessoas de outras nacionalidades e seus estereótipos.
O Desafio
Luis Fernando Veríssimo
Um publicitário morreu e, como era da área de atendimento e mau para o
pessoal da criação,
foi para o inferno. O Diabo, que todos os dias recebe um print-out
com nome e profissão d
e todos os admitidos na data anterior, mandou que o publicitário fosse
tirado da grelha e
levado ao seu escritório. Queria fazer-lhe uma proposta.
Se ele aceitasse sua carga de castigos diminuiria e ele teria regalias.
Ar-condicionado, etc.
— Qual é a proposta?
— Temos que melhorar a imagem do inferno — disse o Diabo. — Falam as
piores coisas do inferno.
Queremos mudar isso.
— Mas o que é que se pode dizer de bom disto aqui? Nada.
— Por isso é que precisamos de publicidade.
O publicitário topou. Era um desafio. E as regalias eram atraentes.
Quis saber algumas coisas que diziam do Inferno e que mais
irritavam o Diabo.
— Bem. Dizem que aqui todos os cozinheiros são ingleses, todos os
garçons são italianos,
todos os motoristas de táxi são franceses e todos os humoristas alemães.
— E é verdade?
— É.
— Hmmm — disse o publicitário. — Uma das técnicas que podemos usar é
transformar desvantagem em vantagem. Pegar a coisa pelo outro lado.
Sua cabeça já estava funcionando. Continuou:
— Os cozinheiros ingleses, por exemplo. Podemos dizer que a comida
é tão ruim que é o local ideal para emagrecer. Além de tudo, já é
uma sauna.
— Bom, bom.
— Garçons italianos. Servem a mesa pessimamente. Mas cantam, conversam,
brigam. Isto é, ajudam a distrair a atenção da comida inglesa.
— Ótimo.
— Motoristas franceses. São mal-humorados e grosseiros.
Isso desestimula o uso do táxi e promove as caminhadas. É
econômico e saudável.
Também provoca a indignação generalizada, une a população e combate a
apatia.
— Muito bom!
— Uma situação que não seria amenizada pelos humoristas.
Os humoristas, como se sabe, não têm qualquer função social. Eles só
servem para
desmobilizar as pessoas, criar um clima de lassidão e deboche, quando
não
de perigosa alienação. Isto não acontece com os humoristas alemães, cuja
falta de graça
só aumenta a revolta geral, mantendo a população ativa e séria.
O alívio é dado pelos garçons italianos.
— Perfeito! — exclamou o Diabo. — Já vi que acertei.
Quando podemos começar a campanha?
— Espere um pouquinho — disse o publicitário. — Temos que combinar
algumas coisas, antes.
Por exemplo: a verba.
— Isto já não é comigo — disse o Diabo. — É com o pessoal da área
econômica.
Você pode tratar com eles. E aproveitar para acertar também o seu
contrato.
Com isto o Diabo apertou um botão intercomunicador vermelho que
havia sobre a sua mesa e disse:
— Dona Henriqueta, diga para o
Silva vir até a minha sala.
— Silva? — estranhou o publicitário.
— Nosso gerente financeiro. Toda a nossa economia
é dirigida por brasileiros.
Aí o publicitário suspirou, levantou e disse:
— Me devolve pra grelha...
Texto extraído do livro "A Mãe do Freud", L&PM Editores,
Porto Alegre, 1985, pág. 93.
3. Complete
as lacunas da seguinte carta flexionando os verbos.
Querida
Cidinha,
Espero
que você ____________________(estar) bem.
Tenho uma boa notícia para lhe dar.
Talvez eu _____________(ir) para Salvador na semana que vem. Ë possível que você me
________________(ajudar) a encontrar um hotel bom, bonito e barato?.
Embora
eu __________________(ter) alguns parentes aí, não quero que eles se
___________________(sentir) obrigados a me atender. Que pena que minha relação com eles
______________(ser) tão difícil e distante.
Tomara
que __________________________(ter- poder) terminar seu semestre com boas
notas, assim não ______________________(ter) inconveniente em me
acompanhar. Pode ser que
nós_______________________(visitar) a Ilha de Itaparica, e
______________________(passar) uma tarde em Itapuã. ______________(ser) fantástico. Provavelmente você não
____________________________(ter-saber), mas acabei de me separar do Ronaldo e
estou um pouco deprimida. Espero que
______________(ser) uma ótima oportunidade para
que __________________(fazer) novas amizades e para que eu
________________________(conseguir) um novo companheiro.
Um grande abraço de sua amiga,
Ana
4) Complete as
lacunas com expressões impessoais e os
verbos no tempos adequados:
É possível que, É importante que, É melhor que, É bom que, Basta
que, É suficiente, É preciso que, É necessário que.
|
a) ________________ hoje
ainda ____________. (chover)
b) ____________você ____________ a horas.(Chegar)
c) _________________ ___________ este artigo. (Ler)
d) _______________
ela__________ linguas.( aprender)
e) _____________ __________o
trabalho antes das 18h (acabar)
f) _______________ ___________
um médico. (consultar)
g) _______________
vocês ___________ autorização
ao chefe ( pedir)
h) ________________ __________ o
número de telefone. (deixar)
5. Diga de outra forma:
a) ele vai insistir.
Ele quer que ela mude de ideia.
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b) Vamos ao Brasil
no verão. Queremos que nossos filhos aprendam a sambar.
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c) Eu quero ir à
praia, mas não vou com chuva.
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d) Se Paula vai
à festa então eu não vou!
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